MARKETING VIRAL
Marketing Viral e a história do Hotmail
Quando você ouve o termo “marketing viral”, provavelmente não tem uma sensação de aconchego e fica meio confuso por dentro.
Ou seja, a menos que você conheça a história de como tudo começou e a incrível história de como tudo teve início.
Para profissionais de marketing na Internet e proprietários de empresas, o marketing viral não apenas se inseriu na cultura de publicidade e marketing das histórias de sucesso dos dias atuais, mas está se tornando tão necessário quanto os outdoors, boletins e campanhas de mala direta eram apenas uma década atrás.
Renovação
De fato, alguns podem argumentar, ele já superou essas formas arcaicas de marketing e agora é a maneira mais econômica, confiável e estratégica de compartilhar informações e conquistar clientes através de uma abordagem que realmente oferece o melhor retorno possível.
O início de tudo
Então, como começou essa abordagem de marketing tecnologicamente orientada?
Uma palavra – Hotmail. Graças a ele, o primeiro entre os provedores de serviços de e-mail gratuitos baseados na Web, o marketing viral ganhou vida própria.
Quando o Hotmail começou, eles decidiram que a melhor maneira de atrair novos clientes seria alcançar os amigos, familiares e colegas de cada usuário que eles tinham.
Estratégia de Marketing
Portanto, no rodapé de todo e-mail enviado de uma conta do Hotmail, a equipe colocava um link com a seguinte redação: “Deseja uma conta de e-mail gratuita? Inscreva-se hoje no Hotmail! ” E sim, acredite ou não, essa estratégia foi, como sabemos, viral. Centenas de milhares de usuários se inscreveram às pressas para suas contas de email gratuitas e o resto é história de sucesso.
Esse modelo do Hotmail é a base do marketing viral com o qual estamos familiarizados hoje. Do Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn, o marketing viral assume várias formas.
Pode variar de abordagem e evoluir dentro de cada formato, mas o ponto principal é compartilhar informações e fazê-lo em larga escala – de graça. Em vez de gastar milhares em campanhas publicitárias caras, as empresas (grandes e pequenas) passaram a reconhecer o marketing viral como uma maneira econômica de transmitir não apenas a mensagem, mas também aumentar as vendas e melhorar os negócios em geral.
É realmente um fenômeno que continua a ganhar impulso.
Reconhecimento do Marketing Viral
E quanto mais empresas reconhecem o marketing viral como uma forma aceitável e confiável de marketing, mais intrigante essa abordagem se torna.
Por quê? Porque mais e mais pessoas e empresas estão participando da conversa. Cada vez mais, vemos os efeitos positivos do marketing viral e não parece que vai mudar tão cedo.
Embora o Hotmail tenha sofrido as conseqüências da grande concorrência, ele ainda é um participante importante no jogo por email e um modelo extremamente influente no mundo do marketing na Internet.
Como avô do marketing viral, o Hotmail será para sempre reconhecido como o serviço que iniciou tudo. Graças a eles, todos nós fomos mordidos pelo bug de marketing viral em nossos negócios.
Criando uma campanha de marketing viral
E depois de termos visto como tudo se originou, nada mais justo do que falarmos sobre como se pode criar uma campanha de marketing viral.
Embora não seja difícil, requer um planejamento cuidadoso.
Começando pela estratégia e ter muito bem definido claramente seu objetivo (ou objetivos), bem como os meios que você usará para alcançá-los.
Aqui estão algumas etapas simples a serem seguidas que o guiarão pelo processo de criação e criação de sua campanha de marketing viral.
Etapa 1: Defina claramente seus objetivos
O que você está tentando alcançar? Você está tentando atingir um certo número de cliques? Você está tentando aumentar sua base de clientes? Ou simplesmente atrair visitantes ao seu site? Não importa qual seja o objetivo, você deve saber qual é antes de alcançá-lo.
Etapa 2: escolha para qual finalidade você usará
Perguntas que você se deve fazer: Você planeja empregar mídias sociais para aplicar suas mensagens de marketing viral?
Você se concentrará no seu blog como um meio de transmitir sua mensagem?
Ou você enviará artigos para vários diretórios na esperança de direcionar o tráfego?
Necessáriamente nem uma é melhor que a outra, mas tente escolher pelo menos três formas de marketing viral, garantindo que cada abordagem seja única e que complemente as outras.
Por exemplo, se você escrever uma postagem de blog como parte de sua campanha de marketing viral, poderá direcionar as pessoas a lerem a postagem twettando sobre ela, além de enviar por e-mail o link para sua lista.
Uso de vídeos
Outro exemplo pode ser: se você criar um vídeo e publicá-lo no YouTube, poderá direcionar o tráfego para o vídeo enviando o link como um download ou incorporando-o ao seu mural do Facebook.
Etapa 3: crie cuidadosamente sua mensagem
Depois de saber qual será sua mensagem, será muito mais fácil saber como aplicá-la, dependendo para qual finalidade que você planeja empregar.
Em outras palavras, digamos que você queira escrever um artigo. Depois de conhecer o título, você poderá criá-lo com 140 caracteres ou menos para o Twetter e postar uma descrição um pouco mais longa no Facebook.
Engrenagens do Marketing Viral
Consegue perceber como tudo isso se entrelaça tão bem?
É por isso que o marketing viral se tornou uma força tão presente e reconhecida dentro e entre a comunidade de negócios on-line.
É realmente uma maneira muito poderosa de comunicação, publicidade e negócios.
Agora, mais do que nunca, temos a capacidade de nos comunicar em tempo real de maneira a transmitir uma única mensagem a milhões em segundos.
Essência
Embora o marketing em geral tenha suas limitações, as possibilidades são infinitas.Cabe a você aproveitar ao máximo suas mensagens e transformar seu mercado-alvo em clientes pagantes. E lembre-se, não é apenas sobre eles. É sobre quem eles estão dispostos a compartilhar sua mensagem, seu produto e sua empresa.
Essa é a essência do marketing viral. Mantenha essa regra de ouro em mente e você estará no caminho do sucesso … ou de se tornar “viral”, como eles dizem.
Algumas estratégias de sucesso de marketing viral
Agora que você já sabe a origem e como usar o marketing viral, conhecer algumas boas estratégias significarão melhores chances de conquistar ótimos resultados, então vamos a elas
Algumas estratégias
Obviamente umas irão funcionar melhor do que outras.
A campanha do Hotmail na qual os serviços “gratuitos” são utilizados sem nenhum custo aparente para o usuário final não é uma ideia.
Abordagens em que alguns custos iniciais são cobrados em cartões de crédito ou em que encargos “futuros” serão incorridos têm muito menos probabilidade de gerar envolvimento ativo.
Poucas promoções funcionarão tão bem quanto a estratégia do Hotmail, porque a maioria dos produtos e serviços não gera receita através do uso diário.
Os usuários do Hotmail espalharam a notícia e geraram novos negócios simplesmente usando o próprio serviço.
Você pode aumentar a probabilidade de sucesso da sua campanha e sua capacidade de gerar novos negócios, incluindo um ou mais dos seguintes elementos “virais” comprovados:
- Ofereça gratuitamente produtos ou serviços
- Facilite a divulgação sem esforço para outras pessoas
- Escale facilmente do pequeno ao muito grande
Vamos examinar brevemente cada um desses elementos de sucesso.
Oferecer gratuitamente produtos ou serviços valiosos
Não há dúvida de que “grátis” é uma das palavras mais poderosas do marketing.
Não surpreende, portanto, que a maioria das campanhas e programas de marketing viral inclua algum método de oferecer produtos ou serviços de valores variados para atrair a atenção de novos clientes.
Desde serviços de e-mail gratuitos ou informações gratuitas a itens de brindes “legais” gratuitos, como botões, pôsteres e canetas, a programas de software de teste que executam funções poderosas, sugerindo os recursos completos disponíveis nas versões “pro”, a lista de possíveis produtos e serviços para doar de graça é praticamente infinito.
Parte do raciocínio por trás disso é a Segunda Lei do Marketing na Web, conhecida como “Lei de Dar e Vender” de Wilson.
Recompensas depois
Uma das chaves do sucesso dos profissionais de marketing viral modernos é que eles praticam a gratificação atrasada.
Eles podem não lucrar hoje ou amanhã, mas se puderem gerar uma onda de interesse a partir de algo gratuito, eles sabem que irão lucrar eventualmente e esperançosamente por um longo tempo depois.
Investir antecipadamente, fornecendo mercadorias “de graça” ao usuário final, atrai a atenção que pode ser redirecionada para outras coisas desejáveis que você está vendendo e que, eventualmente, lhe trarão outros lucros.
Facilite a divulgação sem esforço para outras pessoas
Use todos os meios online disponíveis para divulgação massiva da sua mensagem de marketing, baseando-se nos mecanismos existentes pelos quais se torne tão fácil de transferir e replicar: email, sites, gráficos, downloads de software etc.
O marketing viral funciona tão bem na Internet, em parte, devido à facilidade de comunicação quase instantânea e barata e também devido as pessoas gostarem de compartilhar o que vêem e ouvem.
Os formatos digitais simplificam a cópia de músicas e imagens.
A maioria dos softwares interage com outros programas de uma forma ou de outra. Do ponto de vista de marketing, seu objetivo é simplificar sua mensagem para que ela possa ser transmitida facilmente e sem degradação: quanto menor, melhor.
Escale facilmente de pequeno a muito grande
Se você espera que sua mensagem se espalhe como fogo, o método de transmissão precisa ser rapidamente escalonável, e que possa atingir desde o pequeno ao muito grande.
Essa foi uma das poucas fraquezas do modelo Hotmail.
Como serviço de e-mail gratuito, exigia seus próprios servidores de e-mail para transmitir mensagens. Quando a estratégia acabou sendo extremamente bem-sucedida, mais servidores de correio tiveram que ser adicionados muito rapidamente para suportar o rápido crescimento.Caso contrário, o serviço teria atolado e as pessoas o teriam considerado não confiável.
Assim como na vida real, se o vírus se multiplica, mas mata o host antes de se espalhar, nada vale a pena.
Ter uma projeção de alcance do crescimento e se preparar para todo o movimento de escalabilidade necessária ao seu modelo escolhido é vital para uma campanha de marketing viral ser bem-sucedida.D
Author